No dia 16 de Junho, a zona que envolve o Centro de Interpretação Ambiental (CIA), acolheu alguns dos utentes do Centro de Dia e alunos da EB1, da Gândara dos Olivais, para cantarem e dançarem músicas tradicionais. Para esta apresentação foram convidados os idosos do Lar de São Francisco que compareceram em largo número.

Seguiu-se o momento de pintura. Formaram-se os pares, um idoso e uma criança, para se dar início à actividade. Foram distribuídas as telas, as tintas e os pincéis. Depois de devidamente acomodados pelas crianças, os idosos com os seus jovens colegas pintores começaram a pintar o rio e as suas margens…

Foi notório o carinho e o cuidado com que as crianças lidaram com os mais velhos. Também estes demonstraram a sua satisfação enquanto pintavam, “discutiam”, conversavam e negociavam com as crianças pincéis e visão, sempre em busca de novas perspectivas.

Foi uma tarde muito animada. Colorida. Houve partilha. Houve respeito. E criaram-se amizades entre duas gerações mediadas por uma terceira, a dos jovens estudantes do IPL que organizaram a actividade e a dos jovens dinamizadores dos dois lares.

Pintar…deixar escorrer para uma tela a nossa criatividade. Não é preciso “saber “pintar para vivermos grandes momentos.

O tom e a leveza dos quadros acabados, com traços simples e desprovidos de vaidade, marcam uma imagem doce que fica para a posteridade…

Veja aqui o vídeo da actividade.