No dia 15 de Janeiro de 2011 realizou-se uma acção de formação subordinada ao tema geral “Sentir o Rio”, dedicada aos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Leiria. No decorrer desta acção de formação foram apresentados, numa iniciativa conjunta, visando a congregação de recursos e propostas educativas, os projectos “Lis: Velho rio Con’Vida”, “Sons do Rio” e “Projecto Rios”.

Estiveram directamente envolvidos nesta acção elementos associados aos três projectos, em representação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, da SIMLIS, S.A., da Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria.

A acção de formação, realizada com um grupo de docentes motivadíssimos em transportar para as suas actividades lectivas os conteúdos técnicos e científicos apresentados, bem como as iniciativas de carácter prático vivenciadas, teve a sua componente teórica, realizada no CIA – Centro de Interpretação Ambiental, entidade parceira nesta iniciativa, e a teórico-prática, levada a cabo nas margens do rio Lis.