No passado dia 11 de Março, no âmbito do projecto “Lis: Velho rio con’Vida”, alunos do ensino básico do agrupamento de Escolas Correia Mateus acompanhados por alguns avós, tiveram oportunidade de analisar a qualidade da água do rio Lis nos laboratórios da ESTG/IPLeiria. Esta actividade intergeracional, dinamizada por docentes e técnicos do Departamento de Engenharia do Ambiente em colaboração com o Centro de Interpretação Ambiental da Câmara Municipal de Leiria, proporcionou aos participantes, o contacto com o rio e com o quotidiano de um laboratório de análises de uma forma bastante lúdica e divertida.

A actividade laboratorial permitiu avaliar alguns parâmetros da qualidade da água como o pH e a condutividade eléctrica e detectar a presença de nitritos, fosfatos e microrganismos na água do rio, a qual foi recolhida pelos próprios participantes nas margens do Lis, junto ao Moinho de Papel, nessa mesma manhã. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de observar e identificar ao microscópio alguns dos macroinvertebrados recolhidos nas margens do rio Lis e baptizá-los com alguns nomes tradicionais como “Alfredo” e “Mateus”.

No final, a alegria e satisfação eram visíveis nos rostos de avós e netos e professores, que consideraram a actividade bastante enriquecedora.

Pode ver aqui o vídeo