A equipa responsável pelo projecto efectuou, no dia 19 de Julho de 2010, uma saída de campo, na qual acompanhou o rio Lis da sua nascente, junto das Fontes, até à foz, na Praia da Vieira. Conforme se constata, neste momento, o rio nascia noutro local, mais a jusante, em virtude das características do seu caudal e do substrato rochoso em que se localiza a sua nascente.

 Ainda nas Fontes, fomos visitar “outra nascente” do rio… onde conhecemos uma simpática senhora, que nele lavava roupa, uma actividade que, outrora, era bastante comum neste curso de água.

A utilização da água do rio não se ficava por este exemplo, pois também nos deparámos com um grupo de senhores recolhendo água para regar as suas hortas…

… observámos as noras, cuja existência indicia a sua eventual utilização para aquele, ou outros fins.

Percorremos os campos agrícolas do vale do Lis, conhecendo algumas das espécies nele produzidas…

… e identificando alguns dos riscos ambientais, e para a saúde humana, decorrentes da utilização descuidada de pesticidas e outros produtos fitossanitários.

Comprovámos que o rio tem troços de grande valor estético, mas também revela outros a carecer de uma melhor relação entre os humanos e aquele curso de água.

Constatámos evidentes agressões sobre as suas margens, com os cidadãos a apropriarem-se das mesmas, para nelas edificarem de forma indevida e ilegal…

e evidenciarem comportamentos de risco, utilizando o fogo em época de risco de incêndio floresta.

Conhecemos quem use o rio e os seus recursos de forma harmoniosa…

… e percebemos como este rio terá sido tão importante para os milhares de cidadãos que ao longo dos tempos com ele se têm relacionado.